Musculação e os seus benefícios.

A MUSCULAÇÃO PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Todos nós necessitamos de praticar algum tipo de atividade física regularmente. Elas permitem que tenhamos uma melhor qualidade de vida e ainda ajuda no tratamento de diversas doenças.

Entre as atividades que existem, uma que tem chamado a atenção devido aos benefícios que trazem para o corpo é a musculação. Essa atividade física é indicada principalmente para o fortalecimento muscular em todos os momentos da vida.

Pessoas de todas as idades podem praticar a musculação, desde que devidamente orientadas por um profissional e que se empenhem em realizar os treinos necessários para conseguir o resultado.

Mas antes de enveredar por este caminho, é necessário conhecer um pouco mais sobre a musculação, como praticar, os benefícios, os riscos e como ela pode alterar seu dia-a-dia.

O que é a musculação?

A musculação é uma atividade física aeróbica que trabalha toda a musculatura corporal do corpo humano.

Os exercícios são feitos utilizando pesos específicos. Cada parte do corpo que precisa ser trabalhada terá um exercício específico para ela, ou seja, a musculação consiste em uma série de exercícios variados que trabalham as diversas partes do corpo utilizando pesos e aparelhos para uma melhoria da musculatura.

Além dos exercícios, é necessário que a pessoa também siga uma alimentação saudável diariamente, orientada por um profissional da saúde.

download (1)

E cabe lembrar que a musculação deve ser praticada com orientação de um profissional habilitado na área. Assim você evitará de sofrer lesões e seu trabalho físico será muito mais proveitoso.

Benefícios da musculação

          As pessoas que praticam a musculação trazem diversos benefícios para a saúde de seu praticante. Além disso, os exercícios servem para fortalecer e definir o corpo.

Os principais benefícios da musculação são:

  • Hipertrofia muscular– aumento dos músculos do corpo.
  • Músculos definidos – define, torneando, fortificando e tornando mais resistente cada músculo do corpo.
  • Perda de gordura – ao exigir tanto do corpo, o mesmo perde gordura e ganha massa muscular.

Outros benefícios registrados são a diminuição do colesterol, aumento da capacidade do coração, melhorarana concentração, no sistema imunológico, prevenção de doenças e aumentona autoestima.

Por conta desses benefícios, a musculação se torna uma importante opção para o bem de sua saúde.

Musculação para jovens

Os adolescentes e jovens podem e devem fazer a musculação. Os benefícios são tantos que todos deveriam seguir as séries de exercícios.

A musculação é uma opção excelente para sair do sedentarismo, ter mais resistência e dar mais qualidade de vida. Além disso, auxilia no crescimento, prevenção para possíveis problemas, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares e deixa o adolescente e jovem mais disposto para realizar as tarefas do dia-a-dia.

Os jovens tendem a querer um corpo definido, musculoso e forte. Para isso, devem seguir à risca os treinamentos e as orientações dos treinadores. A insistência e persistência nos exercícios é o que levará ao sucesso.

Musculação para Adultos

Adultos também devempraticar a musculação. Os benefícios nessa fase da vida são vistos porque à medida que o metabolismo desacelera, os riscos para a saúde aumentam. Assim, o ideal é escolher exercícios que tragam prazer e bem-estar.

O importante é não deixar o corpo parado, evitando que descuidos levem o corpo a sofrer com dores e doenças que possam vir a aparecer.

Mesmo que nessa fase a correria do cotidiano atrapalhe um pouco, é necessário organização para que possa render muito mais em todas as atividades que realizar.

Nessa idade os benefícios que a musculação trará são: melhorias na autoestima, sensação de bem-estar, melhora a qualidade do sono, evita a depressão, aliviodo estresse, aumentona queima de gordura, evitando obesidade, aumentoda massa muscular, melhora na capacidade aeróbica.

Com tantos benefícios, se torna quase que obrigatória a prática nessa fase da vida.

Musculação para idosos

As pessoas da terceira idade também devem praticar musculação. Nessa fase da vida, depois de ter percorrido uma longa estrada, o corpo precisa se manter em movimento para envelhecer com saúde.

Na terceira idade, a musculação tonifica os músculos do corpo, aumenta a densidade óssea evitando de problemas comuns à idade, fortalece o sistema muscular evitando problemas cardíacos, acelera o metabolismo evitando acúmulo de gordura, beneficia a coordenação motora, diminui a pressão arterial, combate o acúmulo de colesterol e de glicose.

Além desses benefícios para o corpo, o exercício físico traz benefícios para a mente, evitando a depressão e a sensação de solidão a que se acometem muitos idosos.

Por isso, com acompanhamento especializado, a musculação na terceira idade é altamente benéfica e recomendada.

Cuidados

Muitos fazem uso de substâncias ilegais para adquirir músculos, os chamados anabolizantes. Mas não faça isso.

A melhor maneira de conseguir benefícios com a musculação é através de exercícios regulares e constantes e de uma alimentação saudável, orientada por especialistas.

Por isso, insista nos exercícios, siga as orientações dos especialistas, mantenha um treinamento seguro e saudável, persista nos treinos e com certeza você desfrutará de todos esses benefícios em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *