A dona da vida.

ÁGUA E SEUS BENEFÍCIOS

Todo o ser vivo de nosso planeta depende de uma substância natural para sua existência: a água.

Na verdade, a água é nossa fonte de vida, sem ela sequer existiríamos. E, como você já deve ter escutado, nós humanos temos cerca de 70% do nosso corpo formado de água.

Esse bem natural tão importante para nossa formação também é essencial para nossa saúde.

Sem ela não existe nada.

Nossos corpos dependem de um fluxo contínuo de água, sendo reposta aquela quantidade que o corpo utilizou para algum fim. Por isso, não podemos viver sem água. Precisamos dela sempre. Beber água é mais que um hábito, é algo essencial para a saúde.

Mas será que temos dado a real importância para esse bem natural tão valioso? Será que conhecemos a quantidade de benefícios que a água traz para nós?

Uma reflexão sobre a água fará com que possamos cuidar e valorizar muito mais esse recurso essencial para nossa vida.

Benefícios da água para o ser humano

Todos já ouvimos que a água é essencial para nosso corpo e que traz vários benefícios, mas normalmente não sabemos listar que benefícios são esses.

Por isso, listamos todos os bens que a água traz para nosso organismo.

  • A água regula a temperatura corpórea: A ingestão de água permite que o corpo fique sempre na temperatura adequada, evitando um aquecimento do mesmo. Isso acontece porque ao ingerirmos mais água, ela faz o corpo produzir suor, eliminando o calor.
  • A água ajuda a eliminar resíduos: Através da urina, eliminamos resíduos metabólicos que se acumulam em nosso corpo. A água é um agente facilitador dessa eliminação, limpando o organismo.
  • A água faz uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo: É a água que vai ajudar na condução e divisão de nutrientes pelo corpo.
  • A água combate estrias, acne e celulites: Por trazer limpezas para o corpo, a água também ajuda a combater esses problemas estéticos.
  • A água melhora o funcionamento dos rins: Os rins precisam estar sempre em bom funcionamento para evitar de problemas de saúde. Por isso, a ingestão de água se faz tão necessária. É ela que vai ativar esse funcionamento dos rins. Além disso, ingerindo água você está combatendo a formação de pedras nos rins, garantindo sua saúde.
  • A água facilita na digestão:Aquela sensação de estômago pesado que é causada por má digestão acabará se você ingerir água. Seu estômago receberá o líquido que ajudará na digestão dos alimentos.
  • A água diminui o inchaço do corpo:Por ter este efeito, você irá emagrecer. Sim, beber água ajuda a manter um peso ideal. Como já foi dito, água elimina toxinas do corpo, permitindo que reduza a quantidade de gordura e, consequentemente, o peso.
  • A água melhora a circulação sanguínea em nosso corpo: Nosso sangue é composto de 83% de água. Por isso, o líquido ajuda o sangue a circular nas veias e artérias com mais facilidade, permitindo que o corpo fique mais saudável.
  • A água fortalece a pele, unhas e cabelos: Principalmente por eliminar toxinas, a pele, as unhas e os cabelos serão beneficiados pelo consumo de água.

Quantidade necessária

Muito se especula sobre a quantidade de água necessária para consumo durante um dia. Em média, precisamos de no mínimo dois litros de água diariamente.

Alguns estudos indicam que mais do que oito copos de água por dia são desnecessários, pois sobrará líquido que será eliminado.

Por isso, procure ingerir pelo menos os dois litros de água indicados pela grande maioria dos especialistas.

Muita água faz mal?

Existem alguns casos onde o consumo excessivo de água pode prejudicar o organismo.

Pessoas anoréxicas tendem a substituir vários alimentos por água. Isso não é correto, pois o corpo precisa de outras substâncias encontradas em alimentos.

Pessoas com baixo peso podem ter a chamada “intoxicação por água”, que é quando, ao ingerir uma quantidade muito alta, o corpo fica com uma baixa de sódio que, abaixo dos limites, pode causar tremores, confusão mental, perda de memória, colapso e até a morte.

Pessoas com problemas cardíacos tendem a desenvolver edemas se ingerir água demais.

Perigo da desidratação

          Desidratação é a falta de água no organismo em um nível preocupante. Pode ser causada por vários fatores, como diarreias, transpiração excessiva e o não consumo de água.

A pessoa que está desidratada sofre com boca seca, olhos fundos, seu batimento cardíaco está mais alto, diminui a quantidade de suor e urina. Apresenta fraqueza, dor de cabeça e tontura.

Se não for cuidado, o paciente diminuiu o rendimento físico e mental. E, num estado mais grave, pode acarretar convulsões e morte.

Por isso, mantenha-se hidratado.

Curiosidades sobre a água

Existem pequenas curiosidades interessantes que relacionam a água com o planeta e a água com o nosso corpo.

Assim como nosso corpo, o planeta também é formado por aproximadamente 70% de água.

A água que existe no planeta irriga e alimenta a mesma, percorrendo todos os caminhos existentes. No nosso corpo, somos irrigados pelo sangue, que é composto de 83% de água, e é ela que nos alimenta e nos mantém vivos. Ou seja, assim como o planeta, somos irrigados pela água.

Interessante, não?

 

2 opiniões sobre “ÁGUA E SEUS BENEFÍCIOS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *