Uma alternativa a mais.

ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS NA MELHOR IDADE

Você acredita que existem muitos benefícios  proporcionado pelo treinamento de força muscular no adulto e nos idosos?

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.

– Melhora a velocidade de andar;
– Melhora o equilíbrio;
– Aumento do nível de atividade física espontânea;
– Melhora a eficiência nos movimentos do cotidiano;
– Contribuí na manutenção e aumento da densidade óssea;
– Ajuda no controle do diabetes e nas doenças cardíacas e coronarianas;
– Melhora da ingestão alimentar;
– Diminuição da depressão.Hidroginástica na melhor idade.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na melhor idade é a queda que geralmente acontece por perda do equilíbrio,  da fraqueza muscular, das dificuldades visuais, das doenças cardiovasculares, das alterações cognitivas e  do uso freqüente de algum medicamento controlado.

O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:

– Devido o fortalecimento dos músculos das pernas e costas;
– Acentuada melhora nos reflexos;
– Acentuada melhora na postura;
– Melhora significativa no andar;
– Melhora acentuada na flexibilidade;
– Manutenção  do peso corporal;
Minimiza o risco de doença cardiovascular.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. É percebido, por meio destes estudos, que a prática de atividades físicas é de fundamental importância para a qualidade de vida do idoso.

Viver bem e muito tempo é um desejo da maioria das pessoas. Uma alimentação adequada, combinada com uma dieta equilibrada e atividades física diárias, são fatores facilitadores para uma boa qualidade de vida em qualquer fase da vida do ser humano.

 

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