A escolha é sua.

BEM ESTAR – WELLNESS

Atualmente percebemos que, para se viver bem neste mundo, minimizando nossos problemas de origem externa, é necessário gozar de boa saúde, ter boa qualidade de vida e alcançar um bom aproveitamento do nosso corpo. Mas nós queremos mais do que evitar ou minimizar problemas; queremos nos sentir bem o máximo de tempo possível. Nós queremos viver em um estado constante de wellness.

Seja wellness

Welness ( Bem-estar em inglês) engloba os conceitos de saúde, qualidade de vida e aptidão física, e é mais do que a soma dos três. Welness é o conforto diante da vida, é a concordância com o tipo de desafios e compensações que ela apresenta, é o estado de perfeita satisfação física e moral, é a harmonia entre os pensamentos e as ações de uma pessoa em relação a si mesma e a coletividade. A idéia de wellness está muito presente na vida de todos nós, na medida em que todos buscamos uma relação sadia com nosso ambiente, com as pessoas ao nosso redor, com nossa psique e com o nosso corpo. O que torna essa busca sadia é a  nossa atitude, se guiada por princípios éticos e ideais de saúde e de felicidade.

Wellness é o fruto de uma percepção pessoal e depende das condições de saúde, dos relacionamentos interpessoais e dos riscos inerentes ao modo de vida de cada pessoa. De acordo com esse principio Nahas identificou cinco aspectos fundamentais do cotidiano que facilita que essa percepção seja positiva: nutrição (a qualidade da alimentação), atividade física (exercícios habituais), estresse (estilo de vida e mecanismo de controle), comportamento preventivo (uso de equipamentos de segurança em situações de risco, não uso de drogas, estratégia para garantia de boa postura) e relacionamentos (a harmonia no meio social e familiar). Eles formam os pentáculos do bem-estar.

O pentáculo resume os compromissos que cada individuo deve assumir, consigo mesmo, a fim de respeitar e se preservar. É o código de atitudes saudáveis que promove altos índices de saúde e prevenção de doenças; que reflete cuidado nas relações interpessoais, de modo a manter elevado o estado de espírito; que leva a ponderar diante de tentações e a recusar envolver-se em ações que poderiam ser prejudiciais. Atitude pró bem estar é conhecer e respeitar seus limites e evitar pensamentos e ações autodestrutivos. O nível de wellness de uma pessoa depende muito de suas escolhas.

O exemplo bem claro disso acontece com os programas de exercício físico. Por mais que seja importante para a saúde , um programa eficiente de exercícios não irá trazer bem-estar ao praticante se for extremamente desagradável para ele. Sabendo disso, os bons centros de prática procuram, antes de prescrever qualquer atividade, saber quais são as preferências  de cada um de seus clientes.

Muitos dos adeptos da prática regular de atividades físicas também sabem disso e aproveitam a diversidade de modalidades esportivas para fazer o que gostam. Afinal, não é apenas a esteira ergométrica que condiciona o músculo cardíaco. Um bom trabalho cardiovascular, embora seja realmente mais fácil de monitorar em um equipamento como a esteira, também pode ser desenvolvido numa roda de capoeira, na ginástica  ou no basquetebol.

SABA, Fabio. Mexa-se: Atividades físicas, saúde e bem-estar. São Paulo: Phor­te, 2008.

10 thoughts on “BEM ESTAR – WELLNESS”

  1. Olá Helena, fico feliz que tenha gostado. Em breve postaremos mais artigos relacionado ao tema.

  2. I always appreciate going to a spa to boost my general well being through a variety of treatments that embolden the restoration of mind, body and spirit. I typically get a Swedish massage and a signature facial. I recommend doing it at least every other month if you can.

  3. Hello Karthern Milush, thanks for the visit and suggestion. I’ll be thinking about it. Hugs and successes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *