Dicas de como economizar água

A falta de chuva e aumento da temperatura no país levaram a Brasil a uma crítica crise hídrica. Em um momento em que é água é crucial, encontramos reservatórias abaixo da metade, nascentes secas e rios abaixo do volume normal. Isto resultou é em campanhas pela economia da água no país inteiro.

Neste contexto, até lugares onde a água corria com abundância, sofreu com a seca. O resultado disso foi São Paulo sem água, Minas Gerais sofrendo com os reservatórios baixos e norte e nordeste convivendo com uma seca ainda mais brusca. Para mudar este cenário, no entanto, é preciso colaborar.

Se cada um fizer a sua parte, teremos grandes vitórias no ramo hídrico. Precisamos passar por momentos críticos para nos conscientizar e, a partir disso, criar formas de economizar água para que ela não falte no futuro.

Dicas de como economizar.

Como lavar a louça?

Este é um canal de desperdício muito comum e que pode ser mudado para evitar gastos. A maneira mais correta é usar guardanapos para retirar toda a sua sujeira, fazer o ensaboamento a seco e finalizar com o enxágue de água.

Em média gastamos 140 litros de água com a ação de lavar pratos, mas com este modo econômico de lavar podemos reduzir este número para 30 litros. Muita água, não?

Água + calçada = gasto desnecessário

Se você tem o costume lavar o seu passeio ou até mesmo a rua onde mora, saiba que está gastando cerca de 200 litros nesta ação. Portanto, fique só com a vassoura. Se a sua calçada estiver com muito barro ou poeira e precisar de uma ajudinha líquida, lembre-se de reutilizar a água da máquina de lavar.

Torneiras e chuveiros fechados

Lavou as mãos, tomou banho, lavou a louça, torneira e chuveiros bem fechados. Se você não se preocupa com esta ação, está facilitando o consumo desnecessário. Entre um “pinga-pinga” e outro litros e mais litros de água estão indo embora, portanto fique atento.

Preocupe-se também com os vazamentos, todos eles devem ser consertados. Desta forma, você estará economizando não só água, mas também dinheiro.

Lavando roupas conscientemente

Sabia que você pode economizar água até na hora de lavar as roupas? Mais de 100 litros são gastos em um ciclo de lavagem com água. Por isso é preciso que todos estejam conscientes para economizar.

A água da primeira lavagem pode ser utilizada para lavar varandas, áreas externas e até o carro, enquanto a água mais limpa da segunda lavagem pode ser reaproveitada para lavar a próxima leva de roupas.

Água da chuva também ajuda

Sim, você pode armazenar água da chuva, porém são necessários alguns cuidados. A chuva não é potável, porque vem repleta de resíduos orgânicos e atmosféricos. Então nada de beber. Mas essa água pode ser usada para lavar áreas, terreiros, carros e até dar descarga. Lembre-se que ela só pode ficar armazenada por, no máximo, 4 dias.

Banho econômico

O banho é um dos pontos que mais gastam água no Brasil, então reduza o tempo. O banho consciente requer que você desligue o chuveiro ao ensaboar, ao lavar o cabelo e mantenha-o aberto somente para retirar o sabão, shampoo e condicionador. Lembre-se que fazer xixi no banho economiza descarga, então implante essa regrinha em casa.

Areadores são necessários às torneiras

Sabe aquela peneirinha que colocamos na torneira para evitar o gasto de água? Pois então, é uma válvula que proporciona a sensação de um fluxo mais intenso de água e acaba resultando na economia. Implantando isso, em 100 casas, por exemplo, temos a economia equivalente a um lago.

E na hora de escovar os dentes?

Enquanto estiver escovando os dentes nada de torneira aberta. 1 milhão de litros de água pode ser economizado por uma pessoa ao longo da sua vida apenas por fazer o certo na hora de usar a escova de dente. Este número é enorme, por isso é necessário aeconomia.

Prefira os aparelhos econômicos

Chuveiros, vasos sanitários, torneiras e lavatórios são projetados de inúmeras formas, até para economizar água. Portanto invista em duchas que economizam água, nas “peneirinhas” de torneiras e em todo material que vier produzido com itens acoplados para menos gasto de água.

Conheça e economize

Saber o quanto você gasta mensalmente com a conta de água é o primeiro passo para a economia. Quando você descobre o seu consumo, traça metas para evitar gastos, reconhece os pontos onde deve economizar e ainda diminui drasticamente o dinheiro gasto nesta conta. Ou seja, todo mundo sai ganhando, o meio ambiente, o Brasil e o seu bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *