Economize energia elétrica.

Dicas de como economizar energia elétrica

As altas taxas de energia elétrica, causados pela crise hídrica e pelo momento de recessão em que o país vive, têm pesado muito no orçamento do brasileiro. Este quadro diminui o conforto da família e desequilibra os gastos mensais. Por isso economizar é imprescindível.

O consumo de energia elétrica cresce muito mais no Brasil do que em países desenvolvidos, devido à modernização dos trabalhos no país e gastos com indústrias e agricultura. Além disso, como o país está em desenvolvimento muitas pessoas ganharam poder aquisitivo e estão gastando mais com eletrodomésticos. Porém, todo esse desenvolvimento cobra o seu preço.

Faça sua parte, economize energia.

A necessidade de mais uso da energia, requer mais infraestrutura e mais risco de apagão, portanto economia é lei nos dias de hoje. Quem economiza lucra, pois poupa dinheiro. Com pequenas medidas é possível diminuir o consumo de energia e o gasto financeiro no final do mês. Implantando regras, metas e planos de economia você pode diminuir em até 50% o uso da sua energia.

Trocando as lâmpadas

A natureza agrade.

As lâmpadas podem ser responsáveis por até 1/4 da sua conta, portanto elas devem ser as primeiras a serem modificadas. Utilize a iluminação natural o máximo que puder, deixando as cortinas, janelas e portas abertas. Confira se os ambientes desocupados estão com a luz acesa e apague, caso estejam.

Faça a limpeza de suas lâmpadas e luminárias para que elas não queimem e durem por mais tempo. Prefira sempre os modelos de 127 ou 220 volts, compatíveis com a sua rede elétrica, pois se forem menores acabam queimando ou durando menos. Uma luz muito forte ou muito fraca pode prejudicar a sua visão, portanto escolha sempre a voltagem certa para cada ambiente.

As fluorescentes de 15 a 40 Watts funcionam como incandescentes de 60 Watts, ou seja são muito mais econômicas. Além da durabilidade ser muito maior. Desta forma, você estará investindo em boa luminosidade com menos gasto de energia.

Economizando no banho

O chuveiro elétrico pode incidir com uma porcentagem de 35% no seu gasto mensal, portanto é preciso procurar formas de frear o consumo. Em dias quentes, coloque o chuveiro elétrico na opção verão, para economizar energia. E deixe-o ligado somente o tempo necessário. Quanto mais demorar no banho, mais você vai consumir.

Para aproveitar mais o banho de forma econômica, limpe os buracos por onde saem a água e evite reaproveitar uma resistência queimada, pois isso pode causar choques e ainda gasta mais energia.

Ar condicionado?

Se você mora em um lugar muito quente e precisa do ar condicionado, não se preocupe. É possível economizar energia usando este aparelho. Embora o que muitos pensam, o ar condicionado não é o item que mais gasta energia em uma casa. Chuveiros elétricos e lâmpadas consumem muito mais do que ele.

Para economizar é recomendável a instalação do ar condicionado em lugar com boa circulação de ar, além de deixar as janelas e portas fachadas. Mantenha sempre limpo o aparelho, porque a sujeira o força a trabalhar mais e lembre-se de deixá-lo desligado quando ninguém tiver usando.

Economizando mais

Com ações inteligentes você é capaz de economizar bastante energia e mudar os seus gastos mensais. Utilizando os itens elétricos de forma consciente, como instruído anteriormente, você terá mudanças drásticas no consumo. É importante também preferir eletrodomésticos e itens com selo INMETRO de menos gasto de energia.

Modifique a sua casa de forma a favorecer a luz ambiente, com áreas bem amplas, abertas e claras. Paredes brancas, beges, com menos isolamento térmico e mais ventilação vão fornecer mais folga no seu orçamento. Implantando placas de captação de energia solar na casa, você terá um sistema de aquecimento de água natural e econômico.

Abaixo seguem mais dicas de como economiza energia elétrica:

  • Instale temporizadores ou sensores de movimento em locais muito frequentados.
  • Utilize fotocélulas em áreas externas, deixando as luminárias só para a noite.
  • Lustres e globos devem sempre estar limpos, porque assim eles iluminam mais e gastam menos energia.
  • Os dimmers são ótimas opções para controlar a intensidade da luz
  • Na concepção da cozinha, lembre-se de não instalar o fogão e a geladeira próximos, pois um pode atrapalhar o desempenho do outro.
  • As prateleiras da geladeira não podem ser tampadas, pois isso gasta mais energia.
  • Evite usar eletrodomésticos no horário de pico.

Ao poupar energia você ajuda o meio ambiente, o país e ainda o seu bolso. Então invista em melhorias na casa, em aparelhos econômicos, aproveite tudo o que for natural e priorize a economia em cada passo. Desta forma você vai contribuir com um futuro melhor e mais durável.

2 opiniões sobre “Dicas de como economizar energia elétrica”

  1. Olá amigos, quero deixar aqui o meu depoimento sobre a simples solução que encontrei para economizar 50% de energia elétrica na minha casa e na minha empresa, a minha conta caiu pela metade já no primeiro mês,
    eu pesquisando na internet sobre como economizar energia elétrica eu encontrei um aparelho que paguei apenas R$109,90 e esse aparelho você liga em qualquer tomada da sua casa ou empresa, tem que deixar ele ligado direto o mês todo e ele faz você economizar energia elética, a economia chega em até 50%, não é nada ilegal é um produto revolucionário aqui no Brasil, vou deixar aqui abaixo o link do produto para vocês darem uma olhada, tem um vídeo também:

    http://www.ciadoseletronicos.com/aparelho-redutor-de-consumo-de-energia-eletrica-economiza-ate-50-com-frete-gratis-p2350/

  2. Olá Felipe Melo, me interessa sim. Sendo legalizado e caso realmente funcione quero divulgar no meu blog para o meu público e quem sabe até fazer um artigo sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *