emagrecimento

Dicas de Emagrecimento

Quantos quilos necessito emagrecer?

Antes de mais nada, é importante lembrar que emagrecer não é necessário somente por questões de estética, mas porque o excesso de gordura no corpo pode aumentar o risco de doenças graves.

Os homens, que não costumam se importar com isso, também precisam estar sempre dentro do seu peso ideal para evitar doenças como infarto e AVC que podem acontecer devido o excesso de gordura na região abdominal e principalmente no interior das artérias que levam sangue para o coração.

emagrecimento

Por isso, para garantir que sua saúde esteja em bom estado, é essencial avaliar o IMC ou Índice de Massa Corporal. O IMC relaciona o peso e a altura do indivíduo para possibilitar a avaliação do peso ideal, se ele está aceitável, com excesso de peso ou obeso.

Depois de saber o peso ideal, é importante praticar exercícios adaptados à capacidade física e fazer uma dieta equilibrada, pois dietas muito restritivas, nem sempre são eficazes, e normalmente é por isso que se volta a engordar, gerando o conhecido “efeito sanfona”.

Como estabelecer minha meta de emagrecimento?

Se você pretende emagrecer definitivamente, sem voltar a ganhar peso, é aconselhado perder entre 1 e 1,5 Kg por semana. Isso equivale a um emagrecimento de 6 Kg por mês. Por isso, se o seu objetivo é perder mais de 10 Kg, você vai precisar investir em atividades físicas e dietas orientadas por dois meses, no mínimo.

Quando você estiver perdendo peso e chegar muito próximo do peso ideal, não se iluda pensando que já está bom e também não deixe a preguiça desacelerar seu processo de emagrecimento. Pelo contrário, é importante intensificar as atividades físicas e esforços pois a perda de peso costuma se tornar mais lenta com o passar do tempo.

Para definir sua meta de perda de peso é fundamental calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é uma medida padrão estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para indicar os níveis de gordura das pessoas.

Você deve calcular seu IMC e comparar o resultado aos valores da tabela, para descobrir se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima dele.

Meu peso é ideal?

Ter o peso ideal é, mais do que uma questão de estética, uma questão de saúde.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) definiu a forma oficial de descobrir o peso ideal, que é através de um cálculo que relaciona peso e altura do indivíduo. Desta forma, definimos o nosso Índice de Massa Corporal (IMC), que deve ser comparado com a tabela de classificação das diferentes faixas de peso, estabelecida pela OMS.

peso ideal

Calcule o seu IMC mas, fique atento: ele não deve ser o único parâmetro para definir os riscos relacionados à obesidade. Outros fatores, como circunferência abdominal e taxa de colesterol, também são muito importantes. Procure orientação médica para saber a melhor forma de se manter no peso ideal.

Confira no próximo artigo, a tabela de IMC.

 

 

8 thoughts on “Dicas de Emagrecimento”

  1. Gostei muito da dicas deste Artigo sobre emagrecimento, faz tempo que estou buscando uma solução assim, mas sempre fico na dúvida, etc… eu vi que nesse site fala como emagrecer com ​o Plano Detox todos os dias, o que você acha será que funciona?

  2. Olá Camila, bom que tenha gostado. Gostei do site que você indicou, mas ainda prefiro dar continuidade no Hiit.Volte sempre.

  3. Olá Gabriela, gostei da sua dica. Continuo com Hiit, tenho conseguido resultados fantástico com 10 a 15 minutos de exercício por dia, só com o peso do próprio corpo. Volte sempre

  4. Adorei as dicas para eu começar a emagrecer, vou colocar em prática e depois volto aqui para deixar meu depoimento. Desde já agraço, seu blog tem conteúdo insubistituíveis…já vou compartilhar com minhas amigas. Beijos.

  5. Olá Marisa. Obrigado pela visita e fico muito feliz que tenha gostado do artigo, desejo que tenha muito sucesso. Estarei no aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *