Dicas para uma trilha inesquecível

Se você é um apaixonado pela natureza e tudo que nela existe,  com certeza não deve dispensar uma boa trilha ecológica, repleta de exuberantes paisagens e aventuras. Às vezes, queremos nos desligar de tudo que há em nossa volta, trabalho, rotina, entre outras coisas ,  e o que queremos é cair na estrada, aproveitando ao máximo cada  momento , porém,  precisamos estar preparados para essa aventura.

Quando nos referimos a trilha, precisamos seguir alguns passos:

– Colocar na mochila os itens essenciais que vai determinar o sucesso de sua trilha: Repelente, lanterna, óculos de sol, filtro solar e boné. Levar uma troca de roupa, e um cantil ou garrafas com água.

Outra dica interessante é levar consigo alguns sacos plásticos grande, para colocar sua mochila e outros pertences, caso venha a chover.

images-1 – Por motivo de segurança, caso desconheça o percurso da trilha, tendo condições,  leve um aparelho GPS e antes de pegar o caminho, pesquise a previsão do tempo para não ter surpresas desagradáveis e não levar utensílios desnecessários .

Não esquecer de embalar com sacos plásticos todos os aparelhos eletrônicos, para evitar o contato com a água e danificá-los.

images-6

– Levar um kit de primeiros socorros, “melhor prevenir do que remediar”. Procure sempre descansar ou dar uma pausa quando sentir cansaço. Nesse momento é sempre bom hidratar e caso sinta fome, não hesite em se alimentar. Se possível  coma algo de alto valor energético para aumentar sua energia durante a jornada.

Outra dica importante, usar meias e  calçados adequados para trilhas, prevenindo de certa forma,  o surgimento de bolhas nos pés. Caso venha acontecer, utilize meia fina por baixo da meia mais grossa, diminuindo o contato com a parte interna do tênis e o local da bolha. Aliviará mais na continuidade da trilha.

pico-da-bandeira-18

Outras dicas importantes

Procure sempre posicionar sua barraca no sentido contrário do vento para evitar que mosquitos e outros insetos entrem no espaço.

Caso passe por lugares onde não haja água potável, orientamos que purifiquem a água.  Formas  de purificação:

A forma mais em conta são os tabletes purificadores:  geralmente de iodo e devem ser misturados na água que se deseja beber. Apesar do sabor diferente que você sentirá, todas as bactérias morrerão no tratamento e o risco de contrair doenças será nulo.

Existem também outras formas: Como a bomba purificadora e o purificador ultravioleta.

download-1

Todo cuidado é Pouco

Ao entrar em contato com animais e plantas na trilha tomem cuidado para não tocá-los, muito menos levar para casa. Nunca faça isso.

Você pode estar colocando em risco sua integridade física e de outras pessoas, por que mesmo que tenham uma aparência incrível, algumas plantas e animais venenosos podem fazer um mal tremendo ao organismo. É permitido apreciar e tirar fotos, porém, tudo com certeza distância, para sua própria segurança.

img235

Aproveitando e curtindo a paisagem

Não deixe que o entusiasmo da descoberta e a ansiedade de fazer todas as atividades ao mesmo tempo,  impeçam de andar com calma e apreciar todas as paisagens que o passeio proporciona.

A maior riqueza do passeio serão as suas lembranças, por isso utilize a sua memória fotográfica. E em todos os lugares que passar, deixe tudo como encontrou.

Para desfrutar de tudo o que a trilha tem a oferecer, mantenha o silêncio em alguns trechos, permita que o seu interior se conecte à natureza e sinta tudo o que te rodeia com mais sensibilidade e intimidade.

Reúna sua galera e conte tudo o que você aprendeu. Após isso, é só marcar.

4 thoughts on “Dicas para uma trilha inesquecível”

  1. Boa noite Sandra. Que bom que tenha gostado do artigo. Realmente tem que organizar antes da trilha propriamente dita. Melhor prevenir do que remediar. Abraços. Volte Sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *