Tonificante e relaxante.

HIDROGINÁSTICA: SÓ POR RECOMENDAÇÃO MÉDICA?

Muitas modalidades de atividades físicas estão disponíveis para nós hoje em dia. São treinamentos que atendem a todos os gostos e necessidades.

Uma dessas atividades é a hidroginástica.

Desde o final dos anos 80 que a hidroginástica vem crescendo no Brasil. E isso não é por acaso.

Esse tipo de atividade física traz muitos benefícios para o praticante, sendo inclusive usada com tratamento para muitas patologias.

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como funciona essa modalidade e se realmente é benéfica. Mais do que isso, é necessário uma recomendação médica?

Por isso, reunimos algumas informações que certamente ajudarão a conhecer melhor a hidroginástica e ajudar a decidir se deve praticar ou não.

Benefícios da Hidroginástica

O que é a hidroginástica?

          A hidroginástica é uma atividade física praticada em ambiente aquático. É uma atividade corporal contínua, composto de exercícios agradáveis, seguros, estimulantes e eficazes.

Essa atividade é orientada por um profissional, que vai conduzindo os exercícios de acordo com a necessidade dos mesmos.

O diferencial da hidroginásticapara as outras atividades é justamente o fato da mesma ser praticada na água. Por conta disso, os exercícios trabalham muito mais a resistência do corpo.

Normalmente as atividades são praticadas em grupo, o que torna a tarefa mais agradável, e dentro de espaços próprios, como academias e clubes.

Benefícios

São muitos os benefícios dessa modalidade de atividade física na água. Por isso, esse tipo de treinamento é altamente recomendado por muitos especialistas.

Os benefícios que você terá nessa prática são:

  • Melhorias na capacidade aeróbia e cardiorrespiratória.
  • Aumento da resistência física.
  • Fortalecimento da massa muscular.
  • Aumento de flexibilidade.
  • As atividades proporcionam um gasto calórico alto, em torno de 400 kcal/hora.
  • Melhora todo o sistema muscular.
  • Aumenta a circulação sanguínea.

Além de todos esses benefícios, você ainda vai conhecer pessoas e se divertir. É uma atividade que faz bem para o preparo físico, emagrece, melhora o sistema cardiovascular e ainda traz bem-estar.

Indicações da hidroginástica

          Os exercícios na água são indicados para vários tipos de tratamento. Por isso a procura é grande e muitos profissionais indicam essa atividade física.

Para pessoas sedentárias, a hidroginástica funcionará no auxílio da perda de peso. Por isso, pessoas que estejam acima do peso e que não realizam atividades físicas, buscam na hidroterapia uma forma agradável de emagrecer.

Além disso, doenças como a artrite, inflamações na coluna e nos ossos e articulações são tratadas de modo bem funcional com a hidroterapia. Por isso, muitos ortopedistas indicam esse tratamento para pacientes com essas patologias.

Mas se você não tem nenhum desses problemas, não se preocupe. Como é uma atividade física funcional, pode ser realizado por todas as pessoas e de todas as idades.

É comum nesse tipo de tratamento a presença de pessoas da terceira idade. Isso se dá devido aos benefícios. Os médicos indicam esse tratamento para que, com o passar da idade, as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor.

Quais grupos musculares são trabalhados na hidroterapia?

Uma atividade física como a hidroterapia trabalha diversos grupos musculares do nosso corpo. Os grupos que você fortalecerá nesse tipo de atividade são:

  • Glúteos.
  • Braços e pernas.
  • Abdômen.
  • Costas.

Com tantos benefícios da hidroginástica, vale a pena participarmos dessa atividade física.

Materiais utilizados na hidroginástica

          As atividades podem ser realizadas sem nenhum acessório ou com o uso de alguns equipamentos que irão ajudar nos exercícios.

Os materiais mais utilizados são:

  • Step e tornozeleiras: parecido com os usados fora da água, eles são usados para fortalecer a perna.
  • Luvas: feitas de plástico ou lycra, são usadas para aumentar a resistência na água e dobrar o esforço.
  • Halteres: usados para treinamento dos braços.
  • Macarrão (noodles ou cobrinha): essa espuma, muito conhecida, é usada para diversos fins, desde alongamentos, aquecimentos até abdominais e outros exercícios específicos. Além disso, servem como uma espécie de boia para aqueles que ainda não tem tanta segurança para ficar dentro da água.
  • Outros artigos são colocados na perna, braço e cintura para aumentar a resistência e o esforço.

Como as aulas de hidroginástica são realizadas

As aulas sempre devem começar com um aquecimento e alongamento. Isso acontece para aumentar o batimento cardíaco, o que melhorará o desempenho nos exercícios. Além disso, evita de lesões e problemas musculares.

A segunda parte da aula são os exercícios funcionais. Essa é a parte mais importante para seu desempenho. Aqui serão trabalhados os exercícios principais da hidroginástica.

Dicas para aproveitar melhor as aulas

  • Alimente-se antes de realizar as aulas. Uma barrinha de cereal deve ser suficiente.
  • Realize a hidroginástica pelo menos 3 vezes na semana.
  • Mantenha sempre a respiração contínua durante as aulas.
  • Leve uma garrafa com água e deixe na beira da piscina. Hidratar-se durante as aulas será essencial para melhorar seu desempenho.

Por isso, seja por recomendação médica ou não, a hidroginástica é uma excelente atividade física para você realizar. Ela trará diversos benefícios para sua saúde através de atividades de baixo impacto.

Como qualquer atividade física, o ideal é que você consulte um médico antes para uma avaliação, lembre-se que a sua saúde é o mais importante.

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