Nunca deixe de praticar.

Mente e corpo, unidos e saudáveis.

Pense na última vez que você riu até a sua barriga doer. Você costuma ter pensamentos felizes? Será que o seu corpo se sente relaxado? Com as tecnologias e informações atuais, sabemos que quando a mente, corpo e emoções trabalham juntos, nós experimentamos um bem-estar, e é o cérebro que os ajuda a trabalhar juntos.

O professor Ian Hickie Bernard, psiquiatra e diretor-executivo do Instituto de Pesquisa do Cérebro e Mente, da Universidade de Sydney, diz que não há como negar a conexão entre mente, corpo e espírito. Sua pesquisa mostra que uma sensação de bem-estar surge quando o nosso estado físico, mental e emocional trabalham em uníssono, e o cérebro desempenha um papel vital em permitir que isso aconteça.

Corpo saudável

O cérebro regula os principais sistemas do corpo, incluindo os sistemas cardiovascular, imunológico e endócrino. O professor Hickie afirma que, nos dias atuais, nós entendemos melhor do que nunca que há um loop de feedback contínuo entre o cérebro e os órgãos do corpo. Assim, melhorar o seu estado físico vai melhorar sua função cerebral e vice-versa.

A saúde do seu cérebro é importante para manter sua saúde física, mas não se trata apenas de completar palavras cruzadas e fazer atividades do tipo. O cérebro funciona melhor quando estamos interagindo com o mundo e nos engajamos em relações sociais.

Seu corpo é o veículo que permite com que você coma, durma e fale. Seu cérebro é o órgão que processa essas experiências. Seu estado de espírito é o resultado de seu cérebro integrar estas experiências. Para ter um estado de espírito positivo, você precisa estar bem com seu corpo e feliz na forma como você interage com o mundo.

Embora seja tentador se isolar quando você está estressado, não faça isso. Quando as pessoas deixam seus empregos, deixam suas relações e se afastam do mundo, a sua função cerebral diminui, e elas se deterioram ainda mais psicologicamente, fisicamente e espiritualmente.

O Professor Hickie diz que um forte senso de conexão espiritual é geralmente encontrado em pessoas que estão extremamente envolvidas com o mundo. A ligação espiritual realimenta a saúde do cérebro e o cérebro realimenta a saúde do corpo. O cérebro, por si só, é apenas um outro órgão, mas ele é o mediador do seu sentimento geral de bem-estar.

Morte, divórcio, perda de emprego, doenças crônicas – essas situações podem trazer tanto uma enorme tensão quanto angústia para a sua vida. Mas até mesmo os estresses diários – o tipo que você acha que pode lidar – podem, eventualmente, oprimi-lo, jogando sua vida fora para de equilíbrio, afetando tanto o seu psicológico quanto a sua saúde física.

Complemento de uma dieta saudável.

Estudos psicológicos mostram que sua mente e seu corpo estão fortemente ligados. Conforme a sua saúde mental declina, a sua saúde física pode piorar. E se a sua saúde física declinar, você pode se sentir mentalmente “para baixo”. Uma perspectiva positiva pode ajudar a mantê-lo saudável.

Você pode melhorar a sua qualidade de sua vida cotidiana através da construção de resiliência, que irá ajudá-lo a se adaptar ao estresse e se recuperar de momentos mais difíceis da vida. Resiliência não é algo com o qual nascemos – é algo que você pode aprende com o tempo. Pessoas resilientes têm forte bem-estar emocional, relacionamentos saudáveis e uma perspectiva otimista. Otimismo e boas relações são essenciais para melhorar a saúde e a longevidade.

Preste atenção ao que seu corpo está lhe dizendo e sobre o estado de sua mente. Se você estiver recebendo tensão e dores de cabeça, por exemplo, o seu corpo pode estar lhe dizendo que você precisa de ajuda para lidar com o que está em sua mente.

Bem-estar psicológico e o aprendizado da resiliência andam de mãos dadas e proporcionam:

·       A capacidade de fazer planos realistas para lidar com os estresses em sua vida;

·       A visão positiva de si mesmo e confiança em sua força e capacidade de enfrentar os desafios;

·       Habilidades de comunicação e solução de problemas;

·       Capacidade de gerenciar sentimentos fortes, pensamentos negativos e comportamentos pouco saudáveis que podem surgir quando você está sob estresse;

·       Formas de evitar a doença causada por estresse e ansiedade.

Às vezes você pode enfrentar sentimentos que o estejam oprimindo ou uma doença grave. Um psicólogo pode ajudar. A Psicoterapia tem se demonstrado eficaz no tratamento da depressão, ansiedade e outros problemas de saúde comportamental. Pacientes cardíacos têm conseguido viver mais tempo quando o seu tratamento incluiu psicoterapia.

Quando você chegar a um ponto em sua vida no qual precisar de ajuda, e você quiser falar com alguém com quem se sinta confortável e com em quem possa confiar, um bom amigo pode ouvir, mas um psicólogo tem as habilidades e o treinamento profissional para ajudá-lo a aprender a gerir o seu estresse e suas emoções quando você estiver se sentindo sobrecarregado.

Por isso, para manter o equilíbrio entre corpo, mente e emoções, não tenha medo de pedir ajuda e fique sempre atento ao que você está sentido, pois tudo está interligado.

8 opiniões sobre “Mente e corpo, unidos e saudáveis.”

  1. Olá Ana, boa noite. Que bom que o artigo está fazendo você refletir sobre o seu cotidiano, fico muito feliz, abraços.

  2. Oii, tudo bem? Muito bom! Adorei o blog. Povo, Estou curtindo o colchão novo que ganhei dos amigos . Eles acharam nesse site sobre dor nas costas. Faz tempo que eu queria, se me ajudou a dormir melhor deve melhorar mais algum fica a sugestão.

  3. Olá Anônimo, que bom que tenha gostado do blog. A nossa intenção é essa mesmo, ajudar o próximo com informações verdadeiras e benéficas. Em breve, postaremos mais artigos novos. Em relação ao colchão inteligente eu já conheço, pois eu tenho um semelhante, o da Companhia do Sono, mas, mesmo assim, obrigado pela dica.

  4. Olá Carole, que bom que tenha gostado do blog. Em breve, postaremos mais artigos referente ao tema: postura no cotidiano. Em relação ao colchão inteligente eu já conheço, pois eu tenho um semelhante, o da Companhia do Sono, mas, mesmo assim, obrigado pela dica, realmente ele melhora significativamente as dores e desconfortos no momento repouso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *