Como é bom descansar, repõe as energias.

O intervalo faz parte do exercício

Podemos comparar nosso corpo com uma máquina que a cada dia se torna mais vulnerável e susceptível a estragos. Longas jornadas de trabalhos acabam acarretando ao corpo efeitos desastrosos e muitas vezes irreversíveis.

Em frente às rotinas cansativas trabalhistas, minutos de descanso podem significar muita coisa. Ou seja, quando não dormimos direito, não nos alimentamos corretamente e quando a rotina diária é exaustiva, percebe-se logo que a produtividade começa a decair, e provavelmente o funcionário passa a ser exposto a doenças profissionais, bem como a acidentes de trabalho.

Empresas conscientes e preocupadas com seus funcionários estão se atendo ao fator descanso e qualidade de vida de seus empregados. Muito mais do que um funcionário atarefado e sempre ocupado, é vê-lo bem no seu próprio ambiente de trabalho.

Não é apenas o empregado que ganha quando é estimulada através do descanso do trabalho, a empresa também passa a ser beneficiada, uma vez que não arcará com despesas de saúde, e de igual forma, terá um retorno econômico em nível de maior produtividade.Depende do descanso.

COMO SABER SE É HORA DE DESCANSAR?

De repente você se depara com a mesma rotina todos os dias de forma contínua e cansativa, e isso gera uma sobrecarga física e emocional elevada, o que gera um imenso cansaço ao final do dia. É necessário observar nas pequenas ações o que realmente está impossibilitando que a produtividade aflore – e muitas vezes estão atreladas ao cansaço.

Reveja quantas horas você está se dedicando ao trabalho e ao lazer, coloque numa balança e priorize o que realmente gera prazer sem ser um castigo. É melhor trabalhar poucas horas com a mente descansada e focada no que realmente se tem que fazer do que trabalhar estressada e sem foco.

FÉRIAS: O DESCANDO MERECIDO

Todos sonham com as merecidas “férias”, é o descanso mais esperado por boa parte dos funcionários, no qual muitos se sentem mais motivados, principalmente quando elas se aproximam.

Além de um descanso, as férias são consideradas um direito constitucional obrigatório, e todo empregador tem o dever de conceder ao seu funcionário quando ele completa um ano de atividades desempenhadas.

Mas muito mais que um direito, as férias revigoram a energia e potencializam as atividades no retorno ao trabalho. É a melhor maneira de se livrar de pressões e permitir que o corpo e o cérebro se recuperem da ação contínua imposta no dia a dia.

É necessário.

DÊ UM TEMPO DAS TECNOLOGIAS

Liberte-se de telefone celular, internet e redes sociais, propicie ao seu corpo e a mente um momento 100% de descanso. O sono também é um fator de extrema importância na recuperação da energia, por isto é necessário se desligar e se desconectar do mundo ao redor, deixando o corpo e a mente livres de qualquer problema.

Se desligar do tempo e aderir a um bom descanso auxilia o sistema imunológico a funcionar melhor, ou seja, há uma diminuição da quantidade de certas substâncias como cortisol e adrenalina – hormônios do estresse, e isto estimula o rendimento e a melhora das funções corporais e mentais.

Quando pessoas são submetidas a situações de stress há uma grande chance do desenvolvimento de certas infecções virais, dificuldades de adaptação a mudanças, cansaço extremo e fadiga crônica, entre tantos outros problemas que possibilitam uma tendência para ficar doente.

PAUSA versus ÓCIO

Em termos de significado ócio que dizer alguém não faz nada, que está parado, de bobeira, vagando. Já pausa diz respeito a um intervalo, uma parada entre uma atividade e outra.

Mas em termos corporativos o termo ócio vem ganhado outro significado, e atualmente é conhecido como “ócio criativo” ou “pausa criativa”, ou seja, o funcionário poderá dar uma parada entre suas rotinas para relaxar e se descontrair. Exemplos de empresas que estão aderindo ao termo são os escritórios do Google, Facebook e o Grupo Xangô.

Muitas empresas estão usufruindo deste novo conceito e inúmeros benefícios já podem ser sentidos, como o aumento da produtividade, criatividade, realização de um trabalho mais eficaz. Entre os atrativos nos momentos de “ócio criativo” estão puffs no chão para deitar, filmes, videogame, entre tantos outros meios de auxiliar o colaborador nos momentos de anti-estresse.

Criativo

Com a nova aderência das empresas ao ócio criativo, ele passa a deixar de ser caracterizado como um momento vago e inerte, ocupando grande importância na forma de ocupação do tempo de maneira criativa e gratificante, através de um relaxamento de rotina.

Fontes:

http://rogeriomartir.jusbrasil.com.br/artigos/112097516/a-importancia-do-descanso-no-ambiente-laboral;

http://revista.penseempregos.com.br/noticia/2012/07/repouso-mental-desfrutar-da-hora-do-almoco-e-importante-para-a-sua-saude-e-bem-estar-3809767.html;

http://www.fac.br/home/images/revistafac/ed2/003.pdf;

http://www.oabsc.org.br/artigos/supressao-do-intervalo-intrajornada-para-repouso-e-alimentacao/690;

http://sebunioeste.blogspot.com.br/2011/02/ocio-ficar-sem-fazer-nada-tambem.html.

 

2 thoughts on “O intervalo faz parte do exercício”

  1. No entanto também há exercícios para esta parte do corpo como levantar os bracos ou abrir e fechar as mãos. Este último, se for feito com uma bolinha de borracha, e ainda ser mais eficaz.

  2. Boa noite Ubuntu VPS, tudo bem. É verdade amigo, são exercícios que utilizam somente o movimento do próprio corpo, e os resultados podem ser satisfatórios. Obrigado por compartilhar essa dica. Desculpa pela demora da resposta. Volte sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *