coração de obeso

Por que é importante saber o IMC?

IMC é o padrão internacional para avaliar se uma pessoa está em seu peso ideal. A sigla IMC significa “Índice de Massa Corporal”, que é uma medida adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), utilizada para medir a obesidade.

O IMC é calculado dividindo o peso, em quilos, pela altura ao quadrado, em metros. Assim, uma pessoa que meça 1,73m e pese 70,5kg, deve fazer o cálculo da seguinte forma:

= 70,5 ÷ (1,73 x 1,73) = 70,5 ÷ 2,9929 = 23,55

Dentre as suas principais vantagens, destaca-se a facilidade de aplicação, visto que o índice é calculado de forma bastante simples, dividindo-se o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

O IMC possui critérios diferenciados para avaliação de crianças, adolescentes, idosos e gestantes.

O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, doença arterial coronariana, síndrome metabólica, doenças respiratórias, doenças do trato digestivo, doenças psiquiátricas, neoplasias, osteoartrose, e o diabetes melittus, além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública.

Como acho meu IMC?

O IMC é calculado dividindo o seu peso, em quilos, pela altura ao quadrado, em metros. Você deve comparar o valor obtido com a seguinte tabela de IMC, indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

Peso abaixo do ideal – IMC menor do que 18.5 kg/m²

Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde, ou se o peso abaixo do normal pode estar de alguma forma ameaçando sua saúde.

anorexia

Peso ideal – IMC 18.5 a 24.4 kg/m²

Seu peso está dentro da faixa considerada, no entanto, para algumas pessoas já há acúmulo de gordura na região interna do abdômen. Circunferência da cintura maior de 80cm em mulheres e maior de 94cm em homens podem indicar excesso de gordura. O recomendado é um planejamento alimentar saudável e a prática regular de atividades físicas.

corrida

Pré-obesidade – IMC entre 24.5 a 29.9

Seu peso já pode representar um risco considerável à sua saúde. Se você também tem pressão alta, diabetes ou aumento de colesterol, precisa buscar acompanhamento médico. Nunca utilize medicamentos sem a indicação de um profissional, e lembre-se de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas.

pré-obeso

Obesidade classe I – IMC entre 30.0 a 34.9 kg/m²

Seu peso causa risco aumentado para várias doenças, incluindo diabetes, hipertensão arterial, infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios. Procure seu médico para uma orientação adequada.

obesidade classe 1

Obesidade classe II – IMC entre 35.0 a 39.9 kg/m²

Seu peso causa risco aumentado para várias doenças e tipos de câncer. Sua obesidade precisa ser tratada. Procure orientação médica.

obesidade 1

Obesidade classe III – IMC de 40 ou mais kg/m²

Esta categoria engloba todos as pessoas com mais de 40 kg/m2, muitas vezes, com obesidade mórbida. Procure orientação médica.

obesidade mórbida

Tabela de IMC – Confira o seu.

IMC Situação
Abaixo de 16 Magreza grave
Entre 16 e 17 Magreza moderada
Entre 17 e 18,5 Magreza leve
Entre 18,5 e 25 Saudável
Entre 25 e 30 Sobrepeso
Entre 30 e 35 Obesidade Grau I
Entre 35 e 40 Obesidade Grau II (severa)
Acima de 40 Obesidade Grau III (mórbida)

 

4 thoughts on “Por que é importante saber o IMC?”

  1. Thank you bealls texas coupons, for the visit. I’m glad you liked the articles, come back often. Hugs and successes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *