Não deixe de apreciar.

Saúde do café ao jantar

A boa alimentação é um dos fatores principais que influenciam na saúde das pessoas. Para ser saudável, é preciso primeiramente ter boas práticas alimentares, já que é da alimentação que vem a energia necessária para as nossas funções vitais. Os alimentos nos fornecem nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas, que desempenham funções específicas a fim de manter nosso corpo funcionando em equilíbrio. Ter uma boa alimentação não é necessariamente comer muito, mas, sim, saber o que e quando comer.

A alimentação influencia em diversos fatores da nossa vida: ela nos dá energia ou nos tranqüiliza, previne o surgimento de diversas doenças, como a cegueira noturna, a diabetes, a hipertensão e até mesmo o câncer, contribui para a renovação de nossos tecidos musculares e celulares e, principalmente, pode garantir o equilíbrio de nossas funções vitais. O café é um alimento que faz parte da dieta de grande parte dos brasileiros. Essa substância possui diversas características e funções no corpo humano, mas, como tudo, deve ser ingerido da forma correta para ser mais bem aproveitado. Para isso, o ideal é conhecer os benefícios e os malefícios do famoso cafezinho e, assim, aproveitar ao máximo o sabor dessa deliciosa bebida.

E seus benefícios

Os benefícios do café ao longo do dia

O café é uma das substâncias mais analisadas pelos cientistas nos últimos anos. Depois de muitos estudos, os benefícios do café para a saúde já estão mais que comprovados. Hoje, sabe-se que o principal composto ativo do café – a cafeína – pode atuar em inúmeras funções, como o de fornecer energia – a clássica sensação de acordar – e prevenir ou tratar dores de cabeças e enxaquecas. Por ser um energético natural, o café auxilia a nossa mente a estar em um estado alerta e, por isso, nos passa a sensação de acordados e atentos. A bebida aumenta nosso índice de concentração e acelera o metabolismo, ajudando-nos na hora de manter a atenção e a energia.

Além disso, a cafeína auxilia na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson, por conter substâncias antioxidantes que auxiliam na erradicação de radicais livres. O café também auxilia no alívio de dores musculares, melhora a memória e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o câncer de pele e de fígado. Alguns estudos relacionam a ingestão de café à prevenção de AVCs. Outras pesquisas identificam a bebida como um auxílio ao combate da depressão, ao aumentar os índices energéticos do nosso organismo.

O café também está relacionado ao combate ao aparecimento de rugas e marcas de expressão que chegam com a idade. Por sua forte ação antioxidante, o café ajuda a prevenir o envelhecimento da pele. Por isso, lembre-se: se você é daqueles que seguem a rotina de acordar e tomar uma xícara de café, você pode estar certo de que está começando o seu dia muito bem!

Os malefícios do café na hora de jantar

          Apesar de ser uma substância importante para a nossa saúde e de trazer algumas importantes funções de prevenção de doenças e para o bem-estar, o café nem sempre faz bem. O famoso cafezinho após as refeições – principalmente após o jantar – não é muito indicado pelos médicos e nutricionistas.

Estudos apontam que ingerir café – e consequentemente uma boa quantidade de cafeína – depois do jantar prejudica a absorção dos nutrientes, com destaque para o ferro. Essa ação pode acarretar alguns problemas, como, por exemplo, alguns tipos de anemia. O ideal é ingerir o café puro, ou seja, sem nenhuma refeição como acompanhante, ou com alimentos leves, como o pão francês, os biscoitos ou bolos. Dessa forma, você não prejudica a absorção de nutrientes e ainda curte o seu delicioso cafezinho.

Ingerir café depois de jantar traz consigo outras peculiaridades. É sabido que o café é um dos energéticos naturais mais utilizados. Afinal, quem nunca recorreu a uma boa xícara de cafezinho para dar conta daquele trabalho? Por isso, lembre-se que, ao tomar café depois de jantar – ou seja, antes de dormir – você poderá colocar seu sono à prova. A cafeína “tira” o nosso sono, por isso, a menos que você não tenha a intenção de passar uma noite em claro, deixe para tomar o seu cafezinho em outro momento, e não depois do jantar.

Sem dúvidas, o café é uma substância que faz mais bem que mal para a nossa saúde. Como muitos outros alimentos, o café só faz bem quando ingerido nas proporções e ocasiões adequadas. Por isso, lembre-se de ingeri-lo de forma correta e aproveite os benefícios que a bebida oferece da melhor forma.

Fontes:

http://www.tuasaude.com/alimentacao-e-saude/

http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?mat=28178

http://noticias.bancodasaude.com/

2 opiniões sobre “Saúde do café ao jantar”

  1. 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 Olha, eu estive procurando sobre esse assunto na internet e encontrei um vídeo que mostra técnicas muito boas para emagrecer, coisas que eu nao sabia e que provavelmente voce também não saiba, coisas que estavam me impedindo de emagrecer, como ele mesmo fala no vídeo coisas que a industria do emagrecimento não quer que saibamos para continuar enriquecendo eles. Eu tenho seguido as dicas a exatos 8 dias, e hoje pela manha eu me pesei e já estou 3,8 Kg mais magra, eu estava pesando 72,6Kg e hoje estou com 68,8Kg e isso sem ir para a academia sem comprar nem um equipamento e comento e fazendo tudo e sem seguir dietas malucas, logo quando encontrei o vídeo não estava levando muita fé, mais como vi muitos depoimentos e resultados de pessoas que estavam seguindo as dicas resolvi testar, e agora estou assim 🙂 (mega feliz) hoje pela manha assim que vi o resultado na balança tirei uma foto é postei no face, aparte de hoje sempre que eu tiver oportunidade eu vou falar e indicar o vídeo, se você também está querendo emagrecer da uma olhada no site: fimdadietadukan.com.br e assista o vídeo, eu te garanto eu você vai economizar tempo e dinheiro, o melhor free fimdadietadukan.com.br, vale a pena da uma olhada no site FIM DA DIETA DUKAN 🙂 🙂

  2. Olá Letícia, fico feliz que esteja alcançando seus objetivos, isso é muito bom. Em relação ao site que você está indicando, com certeza farei uma visita em breve, muito obrigado pela dica, abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *