Vamos fazer Trekking?

Vamos fazer Trekking? Afinal de contas o que é Trekking?

A palavra TREKKING é de origem sul-africana e significa seguir um trilho ou um percurso, a péPode ser feito por puro prazer de caminhar ou de competição. A idéia é fazer o trekking na natureza, aproveitando o ar puro e a paisagem relaxante.

Apesar de parecer fácil sair caminhando por aí, observam-se algumas medidas para tornar o passeio realmente prazeroso e evitar acidentes e desconfortos desnecessários.

É caracterizada como uma atividade física. Portanto,  implicará em gastos calóricos e uso adequado da musculatura corporal. Altamente recomendado para pessoas de todos os níveis de condicionamento e idade, com exceção do grau de dificuldade que as trilhas apresentam.

034- Pelo interior da mata

Dicas para uma boa caminhada

1 -Se for sua primeira vez na trilha, peça informações de grau de dificuldade, duração e rota. Se não sentir-se seguro, contrate um guia.

2- Bússola, mapa e telefone ou meio de contato são objetos interessantes de levar na sua caminhada.

3- Mochila nas costas com apenas o necessário: água, barrinhas, frutas, kit de primeiro socorros e lanterna são os básicos. Lembre-se que a mochila fica mais “pesada” na medida que caminhamos!

4- Calçado adequado faz toda a diferença. De preferência que não tenha solado liso, não seja novo e que não sejam sandálias (erro comum que pode custar um tombo).

5- Acessórios de moda não são aconselháveis nas caminhadas. Podem atrapalhar sua performance. Cabelos devem ser presos e mangas cumpridas devem ser usadas.

6- Fazer trilhas acompanhado é aconselhável. Caso vá sozinho, avise parentes e/ou amigos do seu destino.

7- Respeite os limites do seu corpo. A fadiga pode causar acidentes. Saiba a hora de desistir e não escute seu Ego.

8- Mantenha-se unido ao grupo e respeite o ritmo dos companheiros. O prazer do trekking não é chegar e sim, apreciar a paisagem.

9- Alongar, principalmente após terminar a caminhada, é a garantia de ter poucas dores musculares no dia seguinte.

10- Permita-se perceber o silêncio. Evite brincadeiras e conversas desnecessárias. Trilhas reservam sentimentos únicos.

11- Deixe o ambiente como você o encontrou. Traga de volta tudo que você levou. É triste ver latinhas e garrafas jogadas nas trilhas. Nosso lixo não faz parte do meio ambiente. Mantenha as árvores no seu estado natural. Riscar letras nos troncos e arrancar galhos de árvores é vandalismo.

Trekking

Cada dia mais comum, o Trekking é uma atividade que permite descansar não só a mente da rotina enlouquecedora da cidade, mas também, reencontrar nosso ser essencial, aquele que ama a natureza e se deixou iludir pelo consumismo moderno e desenfreado.

Cada vez que voltamos de uma trilha, estamos envoltos de energia positiva e renovadora. Prontos para enfrentar mais um dia na grande cidade.

Se você e seus companheiros não conhecem o roteiro de seu passeio, contrate seu guia em uma agencia de confiança e faça uma boa caminhada.

4 opiniões sobre “Vamos fazer Trekking?”

  1. Gostei dos artigos e do blog, muito esclarecedor. Conteúdo de qualidade. Gostaria de receber os novos artigos.

  2. Artigo legal, algumas vezes acampo com um grupo de amigos. Dicas bacanas. Quando postar artigo relacionado ao assunto, mande para meu email.

  3. Olá Paulo, tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado do artigo, breve postaremos algo relacionado ao tema, com certeza enviarei a você. Abraços, volte sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *